Sombra

Olá, pessoal!

Tenho estado bastante ocupada pelo trabalho com os morangos (que é intenso e contínuo mas muito gratificante), faculdade (estou chegando no final!) e estágio, portanto o blog, as séries e os livros acabaram perdendo um pouquinho seu espaço.

Se bem que tenho conseguido retomar minhas leituras no ônibus, e esse tempinho precioso me proporcionou ler pelo menos quatro obras que eu quero comentar aqui: A herdeira, da saga Seleção, A Jóia, uma distopia que lembra muito a anterior; Quem eu era antes de você – que é puro amor – e Sombra, sobre o qual quero falar hoje. Não sei se ando muito emotiva ou estes dois realmente são de fazer chorar, mas o fato é que ambos me levaram às lágrimas com suas narrativas tão sensíveis.

sombra

Estamos ouvindo tanto sobre imigrantes sofrendo na tentativa de mudar de vida, sobre pessoas que estão sendo resgatadas, morrendo ou sendo deportadas ao tentar entrar na Europa. Já estou com Sombra há algumas semanas sem saber que, coincidentemente, é a história de um menino afegão e sua mãe, que tentam escapar do sofrimento imposto pela guerra e pelos Talibãs fugindo para a Inglaterra, e são guiados pela cachorrinha Sombra (que eu imaginava ser a protagonista).

É o segundo livro de Michael Morpurgo que leio (o primeiro foi Cavalo de Guerra) e só confirma minha impressão de que o autor tem o dom das palavras e uma sensibilidade nata para contar histórias profundas com sutileza e simplicidade. É um livro fácil de ler, emocionante, e que desperta nossa reflexão sobre essa realidade dos imigrantes, por vezes tão distante da nossa, que esquecemos o quanto pode ser dura.

Alguém já leu esse livro? Se ainda não, recomendo!

Beijos,

Gi

Comente

