Dia da Terra

Bom dia!

Como me lembrou o Doodle de hoje, o dia 22 de março é considerado o Dia da Terra.

Dia da Terra DoodleO Dia da Terra foi instituído em 1970 por um senador e ativista ambiental norte-americano, Gaylord Nelson, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre preocupações ambientais, conservação da biodiversidade e outros aspectos relativos à proteção da Terra.

A data não está regulada por uma entidade ou organismo, nem relacionada à reivindicações políticas, religiosas ou ideológicas, sendo considerada uma data que pertence ao povo. Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra.

Hoje parece ser o dia ideal para reforçar a necessidade de tomada de consciência sobre os recursos naturais e seu manejo, para falar sobre educação ambiental e sobre nossa função de cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

Existem milhares de atitudes que podemos tomar diariamente para melhorar nossa relação com o planeta, diminuir nosso impacto negativo, causar impacto positivo. Podemos começar nos informando sobre problemas como a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis.

A solução destes e outros problemas inclui a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais, proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats como as florestas tropicais, a proteção de espécies ameaçadas, entre outros.

Mas ao contrário do que pode parecer, resolver tudo isso não depende apenas dos governos, nem deve ser encarado como um problema “da sociedade” num sentido amplo (porque tendemos a tratar “a sociedade” como sendo “os outros”), mas como uma preocupação que é minha, sua, das nossas famílias. É a velha máxima sobre cada um fazendo a sua parte.

“A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser…”
(desconheço o autor)

11150155_960678280644145_1901930516028590680_n(A tirinha do Armandinho é do Alexandre Beck. Confira mais aqui)

E aí, vamos pensar um pouco a respeito?

Beijos,Gi

Informações: Wikipedia

Anúncios

2 comentários sobre “Dia da Terra

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s