A difícil aceitação |#DietaDefinitiva

Este post foi originalmente publicado aqui no dia 20/08/2014. Postei novamente porque estou fazendo um balanço do que aprendi ao longo do desafio #DietaDefinitiva, e este texto marcou pra mim o início de uma nova atitude.

 

0e823b5decc898587969ef3efcae0829

Bom dia!

Como é difícil aceitar nosso corpo como ele é, não?

No meu caso, são quilos a mais que incomodam. Quem acompanha o blog há algum tempo deve ter visto inúmeras postagens dentro da categoria #Dieta Definitiva, um desafio que me propus. Não esqueci dele, mas deixou de ser minha prioridade.

Por conta dessa vontade de ter mais saúde e um corpo mais próximo do que eu considero ideal, fiz inúmeras pesquisas e reflexões sobre vida saudável, e acabei percebendo que antes de emagrecer precisava começar a amar meu corpo do jeito que eraAlguns quilos a menos depois, isso ficou mais fácil e finalmente comecei a me aceitar.

Parar de sentir raiva e frustração com o que eu via no espelho ajudou a diminuir a ansiedade e por consequência a comilança compulsiva. Afinal, emagrecer leva tempo e é um processo que envolve muitos fatores.

Ao contrário do senso comum, não se é gordo por preguiça, conformismo ou vontade própria. Há uma série de elementos emocionais tanto na origem da obesidade quanto no combate a ela: ansiedade, baixa auto-estima e frustração são só alguns exemplos.

Talvez para homens e pessoas magras seja difícil conceber essa relação, mas crescemos tendo como padrão de beleza a Barbie, as princesas da Disney, as apresentadoras e modelos dos anos 80/90… todas magras. Ou você já viu uma Barbie plus size? Ou uma princesa gordinha? Nunca, gente! Esse padrão até já foi modernizado (felizmente), inserindo heroínas negras, ruivas, etc. Mais reais, mas ainda magras.

E aí temos esses padrões desde que éramos crianças e se espera que tenhamos um corpo “ok”, talvez não magro, mas sem quilos extra. A gente engorda, as pessoas comentam que está na hora de parar de comer, ou fazer exercícios, etc. Até mesmo na família. É claro, só querem nosso bem, entendo isso. Mas talvez não tenham ideia do quanto é frustrante estar fora do padrão. É como um grande fracasso. Você pode ser inteligente, ter sucesso profissional, ser feliz no amor, mas não conseguiu “o básico”, manter seu corpo em forma. E se não tiver outros méritos, então… nossa.  :/ 

Enfim. Nos últimos dias percebi que ainda não me aceitei completamente, que ainda não consigo lidar com as cobranças dos outros – porque mal consegui lidar com as minhas – e que ser lembrada de que estou acima do peso me faz questionar o quanto as pessoas próximas realmente me amam e me aceitam do jeito que sou. Eu me acho bonita assim – aprendi a achar, a me arrumar de uma forma que eu “me goste”. Aprendi a gostar de como eu sou de verdade, da pessoa que mora aqui dentro. Mas me entristece muito pensar que talvez para os outros isso não seja suficiente.

Enfim, muito mimimi, né? Desculpem, precisava desabafar. 

Para me ajudar – e a quem precisar – a reforçar a auto-confiança, recheei esse post com fotos de mulheres lindas, consideradas acima do peso e esbanjando confiança. Achei inspiradoras.

d148b6eaeb66546bdfa45cd50400c7f8

d70c47fb2c70562a69b8881d32783335

afecbc8fec23d97d37514d6e1e262198

aa2fd0d1faec6d32c14ce869224108dd

8696c0f2fb8dd39d78a3d57fab36bff0

454b19c0a0c0e9c30a75d2c55e79fcbc

193db9db7a1a6a9c3bd9136d3e611499

157f2c759477d9b72866d8645f87653e

72b2bbdd04ac95eecdad1ff00c2c1c0e

3c8d6602cfc7be0e4826cad487749752

7bbb3a0a0dba6fc3a4e9902d1f4ca591

“Não deixe que sua mente intimide seu corpo”

Beijos!

Gi

 

Anúncios

4 comentários sobre “A difícil aceitação |#DietaDefinitiva

  1. nathalyhimmel disse:

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o texto demais!! Estou com os quilos a mais e ainda assim me sinto bem feliz, acredito que isso seja o mais importante de tudo. Uma das coisas que me fez mudar o meu ponto de vista foi tirar muitas fotos, nelas eu consigo ver como realmente eu sou e aceitar a beleza nisso. :)

    Você é mais do que linda <3 do seu jeito!

    Beijos e boa sorte nessa jornada :)

    Curtir

    • Gisele - Blog Sortimento disse:

      Nathaly,
      eu AMEI o comentário e também o seu blog!!! :) :) :) Muito obrigada!!
      Sim, acho que ser feliz é o mais importante de tudo, tem razão!
      Gostei dessa ideia das fotos! Não sou muito fotogênica… mas deve ajudar! :)
      Beijão pra vc também!!!

      Curtido por 1 pessoa

    • Gisele - Blog Sortimento disse:

      Que bom, fiquei super feliz em saber. Obrigada pelo comentário! Vai por mim, seja qual for o conflito, aceitação é o primeiro passo… :) Depois vc trabalha pra chegar onde quiser, mas primeiro tem que se gostar e valorizar seu corpo assim como é.
      Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s