A 100 passos de um sonho

Bom dia!

Não por acaso, há tempo não falo de filmes aqui; tenho assistido poucos e nenhum dos recentes se salientou como uma boa opção de post. Ontem, porém, tirei um tempo para assistir um relacionado a minha área de estudo, a gastronomia.

Deixo vocês com o poster e o trailer antes de fazer minhas considerações:

A-100-Passos-de-um-Sonho-e1416937554827

“A100 passos de um sonho” se revelou um bom filme. Com clichês, sim – franceses mostrados como esnobes, indianos como alegres; a comida dos primeiros como clássica e rígida, e a indiana como rica e inovadora. Até o título em português soa clichê (o original seria algo como “a jornada de 100 passos”, que teria mais a ver com o enredo).

Porém ainda é um bom filme, do tipo que pode ser visto por toda a família e garantir a devida dose de entretenimento. E temos que lhe dar o mérito de, ainda que sutilmente, abordar algumas coisas que ocorrem muito neste meio: a competitividade entre estabelecimentos e principalmente entre colegas, que chega a ser cruel; a pretensa superioridade dos clássicos pratos franceses, que por serem preparados conforme as bases da culinária moderna muitas vezes são considerados os melhores (não desmerecendo, de forma alguma, a culinária francesa); o estrelismo dos chefs e a tendência à arrogância.

Há também algo que considero de extrema importância, que é a valorização da cultura e da culinária dos seus ancestrais, do local em que se vive, dos ingredientes típicos deste local, ainda que incorporados à tradicional culinária francesa – ou a qualquer outra.

Enfim, achei um bom filme e recomendo, especialmente a quem é da área ou simpatiza com ela. :)

Vocês já viram? O que acharam?

Beijo,

Gi

Anúncios

4 comentários sobre “A 100 passos de um sonho

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s