Retrospectiva Literária 2014

RestrospectivaLit2014Olá, pessoal!

É a terceira vez que estou participando da Retrospectiva Literária promovida pela Angélica, do Pensamento Tangencial (2011 e 2013 foram as anteriores). É sempre um prazer escrever estes posts!

É o quinto ano que a Angélica promove essa blogagem coletiva, na qual diversos blogueiros inscritos publicam suas listas no mesmo dia. A listagem está no Pensamento Tangencial (aqui) e é uma ótima forma de conhecer novos blogs.

Fiquei muito feliz ao rever minha lista de 2013, percebi que no ano passado li vários livros ótimos e que vários deles figuram entre os melhores que já li. Em 2014, por coincidência, li exatamente a mesma quantidade do ano anterior –  e só percebi quando pensei neste post. :) Também foram vários livros bons, marcantes, que me fizeram rir, refletir ou até chorar,  e espero que gostem da minha seleção. 

Retrospectiva Literária 2014

A aventura que me tirou o fôlego:
“Sally e o Tigre no Poço”, de Phil Pullmann.
cover_tiger_in_the_well
O terror que me deixou sem dormir:
Está aí um gênero que não me chama a atenção… não costumo ler nem assistir filmes de terror.
O suspense mais eletrizante:
“Anjo da Escuridão”, de Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe. Realmente eletrizante! Fiquei literalmente até o final tentando descobrir algumas coisas… e ainda me surpreendi.
O romance que me fez suspirar:
Mais uma vez a Sarah Addison Allen figura nas minhas retrospectivas. Essa autora é ótima e eu adorei o livro. Teve post sobre ele, aqui.
imagem
A saga série que me conquistou 
Ah, sem dúvida foi a série “A Seleção”. Me surpreendeu aos “45 do segundo tempo” de 2014, especialmente o primeiro volume.
119303551_1GG
O clássico que me marcou: 
Xiii… acabei de perceber que não li nenhum clássico em 2014, o que sinceramente me deixa um pouco envergonhada.
O livro que me fez refletir:
 Não consegui deixar só um – achei que seria uma injustiça… então listei os quatro que mais me fizeram refletir.
– “Louco por viver”, do Roberto Shinyashiki (post aqui) pra pensar muito sobre a vida e se apaixonar novamente por ela;
louco-por-viver
– “Todos os animais merecem o céu” e “Todos os animais são nossos irmãos”, do Marcel Benedetti. Ambos ótimos, me esclareceram muitas dúvidas sobre a espiritualidade dos animais e me fizeram refletir sobre diversas questões relacionadas.
Todososanimais.jpg
 – E ainda teve “Pequena Abelha”, de Chris Cleave, que me fez pensar em quantas pessoas estão na situação da personagem – imigrantes ilegais, presos ou se escondendo, e ainda assim são invisíveis para muitos de nós.
 pequena-abelha-chris-cleave
O livro que me fez rir: 
Vários me fizeram rir. Este ano li vários livros mais “light” como “Tamanho 42 não é gorda”, da Meg Cabot, ou “Quatro para marcar”, da Janet Evanovich, que merecem ser citados. Mas o campeão mesmo, disparado, é “Por isso eu sou vingativa”, da Claudia Tajes. Adorei e fiz post sobre.
24021792_4
O livro que me fez chorar: 
Grace, de Richard Paul Evans (escrevi sobre ele aqui). Outros também fizeram, mas acho que este foi o principal.
capa_grace
O livro de fantasia que me encantou: 
Estranhamente, em 2014 não li nenhum que se encaixe neste quesito.
O livro que me decepcionou  do qual eu esperava um pouco mais: 
Não chegou a me decepcionar, realmente gostei muito da leitura. Mas esperava um pouquinho mais, ou já sabia demais sobre ele (spoilers demais…) para me impressionar tanto quanto esperava. Foi “A culpa é das estrelas”.
livr.jpg
Ah! E me decepcionei com o final de Pequena Abelha. Muito! Tanta história pra no final ficar parecendo que faltaram páginas. Ou pelo menos um epílogo!
O livro que me surpreendeu: 
A Seleção e Grace.
BeFunky_capa_grace.jpg
O thriller psicológico que me arrepiou:  
Acho que nenhum se enquadrou neste item. Talvez o já citado “Anjo da Escuridão”, mas acho que está mais para suspense mesmo.
O livro mais criativo:
Curiosamente, é um livro que não é de ler, “Destrua este Diário”, de Keri Smith.
Para quem não conhece ainda, recomendo. Estimula muito a criatividade (e ainda dá para espiar pelo Google o que outras pessoas fizeram e se admirar ainda mais).
????????
O melhor HQ: 
Nada neste item também.
O infanto-juvenil que se superou:
A série “Um mistério de Sally Lockhart”, de Phil Pullmann. Li os três primeiros volumes:
Sally.jpg
O livro que mudou a minha forma de ver o mundo:
Vários contribuíram pra isso. Em especial os que citei na categoria “O livro que me fez refletir”, além de outros livros espíritas.
A capa mais bonita:
Não deu pra escolher uma só. São tantas capas lindas, mas cada uma com seu estilo… vou mostrar as que achei mais bonitas. A  de “Todos os animais…” é a mais simples mas gosto muito do que representa.
capas.jpg
O livro que li em um dia:
De um dia pro outro, pra ser mais exata. Foi “A Seleção”.
O primeiro livro que li no ano: 
“Tamanho 42 não é gorda”, da Meg Cabot.
download
O último livro que terminei:
A Elite.
download (1)
O livro que abandonei:
Sei que teve algum(uns) mas não consegui lembrar de nenhum.
O livro que li por indicação:
A série A Seleção.
A frase que não saiu da minha cabeça:
” Estou numa montanha-russa que só vai pra cima”, do Augustus Waters (A Culpa é das Estrelas).
hazel
O(a) personagem do ano:
Stephanie Plum, de “Três para acertar” e “Quatro para Marcar”.
Janet.jpg
O casal perfeito:
Grace e Eric, de Grace.
capa_grace
O(a) autor(a) revelação: 
Kiera Cass, da série A Seleção.
download119303551_1GG
O melhor livro nacional:
“Por isso eu sou vingativa”, da Claudia Tajes
24021792_4
O melhor livro que li em 2014:
Essa é a pergunta mais difícil… pra não perder o costume, vou citar mais de um:
– O Pessegueiro
– A Seleção
– Louco por viver
– Todos os animais merecem o Céu e Todos os animais são nossos irmãos
Li em 2014 31 livros.
Li em 2014 8.245 páginas. 
Comprei em 2014
Vários para presentear, mas apenas 4 pra mim. Retiro livros na biblioteca e pego emprestado com as amigas, quase não compro.
A minha meta literária para 2015 é:
A mesma quantidade ou mais; mais clássicos e mais nacionais. O importante é que sejam bons livros!
Espero que tenham gostado da minha seleção! Estou bem curiosa pra ler as dos outros participantes!
Beijos!
Gi

2 comentários sobre “Retrospectiva Literária 2014

  1. Gisele - Blog Sortimento disse:

    Oi Ritielen,
    que bom que gostou! Pois é, eu vou escolhendo conforme meu estado de espírito.. aí no final fica bem diversificado mesmo.
    Admiro muito quem consegue seguir o planejamento! Eu travo, se me coloco na obrigação de ler um livro específico. Parece que nem consigo apreciar tanto a leitura. Mas também quero de certa forma me programar… quero ler mais nacionais e clássicos este ano.
    Isto aí, que continuemos lendo bastante, e sempre querendo mais!
    Adorei seu comentário! É ótimo trocar ideias com quem gosta de ler!
    Bjs!!
    Gi

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ritielen Reis disse:

    Quantos livros…
    Esse ano eu fiz uma planejamento de leitura pra eu ler mais.
    E gostei da sua retrospectiva de leitura porque assim como eu, você não fica presa a um só tipo de livro, um só autor (tá, na verdade os meus últimos se resumiram basicamente a John Green e romance). Que continuemos lendo tantos livros assim.

    Curtido por 1 pessoa

Comente

