Branco

Começar várias vezes uma frase. Apagar, reescrever, apagar de novo. Sentir que a cabeça fervilha mas ao mesmo tempo não ter nada a dizer. Fechar o arquivo, salvar em Rascunhos pra nunca mais abrir. Arrancar a página e jogar na lixeira mais próxima, rasgada em mil pedaços pra ninguém ler aquelas asneiras.

Tomar um café, se agitar intelectualmente, mas ainda sem foco.

Coisas de quem escreve. Profissionalmente ou por hobby, não importa. O “branco” está sempre à espreita, como um buraco sugador de ideias e de autoestima, por consequência. Sim, porque chega um ponto em que você pensa que não sabe mais escrever, perdeu o jeito, está ultrapassado, não tem nada a dizer ou não tem relevância. Ninguém vai ler mesmo, ora bolas. Se tem um blog então, pensa em escrever uma despedida e parar de vez. Isso se conseguir: vai que o bloqueio afete até as coisas mais simples?!.

O problema tem até nome: Writer’s Block, ou Síndrome da página em branco. E tem muita coisa bacana sobre ele na rede, que pode ajudar quem está nessa. Por exemplo, este trabalho de um aluno da Pós Graduação da UFRGS, cheio de ideias que podem ajudar.

Comecei a escrever tudo isso porque era exatamente o que estava passando. Resolvi que escreveria sobre o problema como uma forma de solucioná-lo e que poria na tela o que estivesse pensando a respeito. Não sei se é assim com vocês, mas quanto mais tempo pensando que não consigo escrever, pior fica.

De qualquer forma, tudo isso é mais um devaneio do que um texto que leve à algum lugar… Mas se leu até aqui porque tem o mesmo problema, sugiro que faça o mesmo: escreva agora, qualquer coisa. Não apague mais do que uma ou outra palavra. Permita-se não julgar tanto o resultado. Garanto que ver a tela enchendo de frases outra vez é muito gratificante! :)

Beijos,

Gi

Anúncios

2 comentários sobre “Branco

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s