Sessão nostalgia: brinquedos dos anos 80/90

Olá!

Gente, que delícia foi escrever este post. Minha intenção era recordar os brinquedos que fizeram a alegria de quem, como eu, foi criança nas décadas de 80/90Comecei a pesquisar brinquedos da minha infância e acabei relembrando tanta coisa bacana! Momentos legais, brinquedos que até já tinha esquecido e outros que fazem parte das minhas melhores memórias.

Naquela época brincávamos muito na rua; nada de tablet, computador era raro, telefone só os fixos. Brincávamos com brinquedos simples e que não precisavam de energia elétrica – quando muito usavam pilhas, mas a maioria nem precisava disso; videogames ainda eram raros. Andávamos de bicicleta, visitávamos os amigos da vizinhança, interagíamos com outras crianças, que traziam seus brinquedos enquanto também levávamos os nossos. Sem contar as brincadeiras – amarelinha, brincar de pegar, de esconder, cabra cega, jogos com bola, brincar de super heróis… Que época boa! 

Olhando as crianças de hoje, me preocupa essa troca de brinquedos por tablets, computadores e outros eletrônicos que as crianças estão fazendo hoje em dia. Acho que cabe a nós, que tivemos infâncias tão divertidas, estimular mais o uso de brinquedos simples e lúdicos por essa nova geração.

Fiz uma seleção de brinquedos que marcaram minha infância, e de coisas que nem eram brinquedo (como o batom de moranguinho) mas que tratávamos como se fossem. Lembro de ter tido alguns destes, e de ter usado outros na casa de amiguinhos, na escola, com os primos… enfim.

Espero que gostem da minha seleção e que também possam recordar um pouquinho da infância de vocês.

Batom de moranguinho:

Não era brinquedo, mas era feito para crianças e tinha formato e cheirinho de morango. Era muito fofo!

Andei vendo por aí, estão fabricando de novo.

5825b3d6a3222f001ef444afa0e5bf66

Ioiô:

Quem aí não fazia (ou tentava) várias “manobras” com o ioiô? Levávamos pra escola e brincávamos muito na “hora do recreio”. Foram febre também os ioiôs das marcas de refrigerante (lembro dos da Coca-Cola, Fanta, Sprite…)

qual-a-origem-do-ioioioio1-jpg

 Ioiô

Um clássico! Quantas gerações já devem ter brincado com o peão?! Mas hoje em dia acho que anda meio sumido.

 

imagesISJ49XM8

 Caneta multicolorida

Pelo que lembro, nem era muito boa de escrever, mas tinha uma infinidade de cores, bastava apertar um botão para mudar. Era uma febre! E naquele tempo os cadernos eram bem simples, tinham no máximo capa dura. Nada desses “frufrus” de hoje em dia, com folhas coloridas e perfumadas.

255513_604682232875879_964685295_n

Baldinhos de areia

Esse ainda existe! Lembro de ter um peixinho muito parecido com esse, quando ainda era bem pequena. 

imagesG6ZQYADL

Carrinhos, bichinhos de fazenda e “homenzinhos”

Eram alguns dos brinquedos favoritos dos meninos.

bigPhoto_3

befunky_artwork.jpg

Blocos de construção

Lembro de gostar de brincar com esses bloquinhos na escola. Acho que o nome era Brincando de Engenheiro ou coisa parecida… ainda são fabricados.

500209335_27ccbab82c

Casinha, panelinhas e afins

Brincava muito de casinha, de fazer “comidinha” e arrumar casinha. Esse tipo de brinquedo estimula a imaginação da criança, porque ela precisa imaginar as situações, “fazer de conta”.

BeFunky_20140731175501Sm4oF1SkoU.jpgPianinhos

Com um som baixinho e suave, nem se comparam aos brinquedos barulhentos de hoje, com decibéis em excesso.

Eu não sabia tocar nada, mas adorava pegar o caderninho que acompanhava e tentar reproduzir as melodias. :)

BeFunky_FUXICO NA NET - VAI-VEM.jpg

Bolhinhas de sabão

Pra fazer bolhinhas de sabão, nem precisava de potinho especial, bastava pedir pra Mãe um copo com água e detergente e um canudinho e estava feita a festa… :)
bolinha de sabão

 

Bonequinhas e roupas de papel

brincadeiras-para-meninas-10

Carimbos

Tinha da Mônica e de vários outros motivos (frutas, outros personagens), e geralmente faziam uma meleca… os meus ficavam exatamente assim, escurecidos – assim como os dedos.


carimbos.jpg

 

Mola maluca

A gente procurava por cadeiras, escadas, ou o que mais pudesse proporcionar uma série de quedas “em cascata” das molas. Ou então simplesmente segurava nas mãos e ficava passando elas de um lado para o outro, vendo as cores formarem um arco-íris e ouvindo o característico barulhinho.
edit-2425-1394133847-3

 

Moranguinho

Essa bonequinha fofa vinha até com cheirinho! Era uma gracinha.

edit-25223-1394134378-7

 

A estrelinha era parte de um desenho da Turma da Mônica, se não me engano. Me parece que algumas delas acendiam uma luzinha, assim como a do desenho.

enhanced-9945-1394119246-8

 

Fofão

O personagem de um programa de TV acabou virando boneco e teve vários produtos licenciados com a sua imagem, como uma “merendinha” (pacotinho com waffles).

 

enhanced-3210-1394115555-22

Cara maluca 

Tenho uma vaga lembrança desse, mas lembro que era divertido. Consistia em montar diversos rostos com as peças que vinham na caixa (narizes, sobrancelhas, etc.).

brinquedo grow

Cara a cara

Cada participante tinha um tabuleiro com rostos diferentes, e precisava acertar o escolhido pelo companheiro, adivinhando suas características.

cara-a-cara002[1]

Aquaplay

Esse é um dos que mais me desperta a nostalgia… basicamente um recipiente com água e um botão que fazia as pecinhas internas se moverem.

enhanced-10149-1394114566-15

Vai e vem

Acho que aqui tinha outro nome, mas o brinquedo era igual. A gente segurava essas partes pretas e abria os braços pra movimentar a “bola” até o lado do oponente. Volta e meia batíamos nos dedos, mas era tudo parte da diversão.
enhanced-10363-1394116650-1

Não lembro do nome desse, mas consistia em lançar os macacos e fazê-los ficar pendurados na árvore.

enhanced-14725-1394130919-14

 

Acho que alguma amiguinha tinha esse boneco, o Murfy. Era uma coleção com vários diferentes. Apertava a barriga e ele fazia alguma coisa, mas não lembro o quê! :)

enhanced-17762-1394136381-5

O microfone da Xuxa era igual ao que ela usava no programa (ooooh!, hehehe). Acho que não era muito comum de se ter, porque lembro de só ter visto algumas vezes, de uma coleguinha de escola.

enhanced-31117-1394118439-15

 

Escolinha da moda

Era só montar a modelo com os moldes, arrumar o papel por cima e pintar. Adorava esse!

escolinhadamoda.jpg

 

Geleca

Os do pote são “Amoebas” mas no meu tempo era Geleca mesmo. A gente atirava na parede ou em qualquer superfície, ele ficava grudado. Não durava muito, porque quando pegava sujeirinhas, poeira, etc., perdia o poder de fixação. Mas era legal. Um brinquedo aparentemente sem graça nenhuma, mas a criançada se divertia muito com ele.

geleca

Pé de lata

Um dos brinquedos mais divertidos da minha infância e que qualquer criança podia ter, já que era feito de latas usadas. Bastava fazer um furo, passar um cordão bem comprido e pronto, era um “pec=pec-pec” interminável pra lá e pra cá. Os vizinhos deviam adorar a barulheira…. :)
latas.jpg

Lango-lango

Esses monstrinhos adoráveis eram uma espécie de fantoche, com comandos por dentro da roupinha para movermos seus braços.

LangoLango.jpg

 Álbuns e outros colecionáveis

Quem foi criança nessa época deve lembrar dos álbuns do chocolate Surpresa. Eu lembro bem dos de dinossauros e de raças de cães. Cada chocolate trazia uma figura diferente para ser encaixada no álbum, onde havia outras informações sobre o animal.

Grandes marcas costumavam lançar colecionáveis como figurinhas, tampinhas, copos.

13- figurinhas 17 e 18

tampinhas.jpg

Lego
Lego.jpg

Massa de modelar

massinha

Super Massa

Jogos de memória

mico

jogo-da-memoria-antigo-coluna-frete-gratis-18409-MLB20155856203_092014-F

Patins

patins[1]

Pesca-peixe

pega-peixe-25457

ET, telefone, minha casa…

o simpático personagem do filme também tinha seu boneco.

s_MLB_v_F_f_236298574_5123

 Família Peposos

Peposos

 

Pogobol

Nunca tive o brinquedo nem o equilíbrio necessário para ficar muito tempo sobre ele. :) Mas o colégio tinha (ou algum coleguinha levava? Não sei) e era bem divertido.

Está sendo fabricado novamente, só não sei se ainda pela Estrela.

pogobol

 

Lu Patinadora

IMG_1209-001-855x1024

Brick game

Acho que foi meu primeiro brinquedo eletrônico. Joguei tanto que minha Mãe acabou escondendo por um tempo. :)

enhanced-558-1394117030-3

Não tinha, mas adorava jogar nesse Nintendo. Lembro especialmente de um jogo do Rei Leão no qual passei horas.

enhanced-17273-1394133691-5

Tamagotchi

Felizmente não tinha (terminava com a concentração das crianças em outros assuntos…) mas ajudava a cuidar os dos amigos. Foi uma febre, já lá pelo meio dos anos 90.

enhanced-2757-1394113273-10

Quebra-cabeças

Nem todo mundo gostava. Eu adorava montar, desmontar, montar de novo…

quebra-cabeca-outono-em-westfalia-500-pecas-grow-anos-80-13881-MLB227681767_2510-F

 

Barbie, Ken, casa da Barbie, roupas da Barbie…

Lembro que eu tinha a Barbie e algumas roupas; minha mãe costurava outras roupinhas lindas pra ela, eu tinha algum móvel que herdei da prima (cama, criado-mud0…) e o restante da casinha eu me divertia inventando, montando com papel ou com outros brinquedos. Era um brinquedo caro e na época (pelo que lembro) as crianças tinham uma ou duas, não uma coleção inteira de Barbies.

Barbie.jpg

Resta 1

Resta1.jpg

 Pega vareta

Outro clássico!varetas.jpg

 

Vire a mesa

Nem lembrava mais desse! Acho que devo ter jogado uma ou outra vez, mas trouxe boas lembranças.

 

vireamesa.jpg

 

 

Não sei o nome desse joguinho de formar palavras (alguns tinham imagens também), mas joguei bastante.

 

abcd

Walkman 

Para escutar o rádio ou as fitas K7. 

 

1174_2715-Futuro3

 

Papel de carta

Boa parte das meninas fazia coleção – eu, inclusive. Tinham todo o tipo de desenhos, alguns eram perfumados, e geralmente eram guardados em pastas. Os repetidos eram trocados com as amigas ou usados para escrever cartas.

papel cartas

Cubo mágico

cubo mágico 1

Tazos

Mesmo meio sem graça, foram uma febre nos anos 90. Vinham nos pacotes de salgadinho. 

enhanced-10169-1394120630-9

Geloucos

Gelinhos de plástico colecionáveis da Coca-Cola.

enhanced-12249-1394131687-22

Jogos de tabuleiro e afins

brinquedo-antigo-estrela-jogo-classic-games-madeira-ano7080-14751-MLB3994675031_032013-FBanco imobiliário

 

brinquedo-antigo-jogo-de-domino-anos-7080-14524-MLB187843424_1250-F
enhanced-10363-1394118177-9

jogo-pega-o-rato-estrela-7264-MLB5192163759_102013-F

loto-coluna-brinquedos-anos-70-caixa-de-madeiralindo_MLB-F-3308722215_102012

s_MLB_v_O_f_4472953447_062013


S0u eu ou não se faz mais brinquedos como antigamente?

Beijos,

Gi

6 comentários sobre “Sessão nostalgia: brinquedos dos anos 80/90

  1. MMOUTINHO disse:

    Gostaria muito de encontrar o Jogo “Pega o Rato”dos Anos 80,Estrela.
    Onde posso Adquiir?Moro em Portugal Continental

    Curtir

  2. André Hottër disse:

    Meu Deus! Meu Deus!
    Nostalgia total… Que post é esse!?! Você reuniu tudo! Eu lembro de todos esses brinquedos… Até o das meninas, eu lembro de tudo! E tive quase todos eles (os dos meninos é claro), mas colecionei papeis de carta também! hehehehehe.
    Parabéns por juntar tudo! Fiquei sensacional esse post. :)

    Curtido por 1 pessoa

Comente

