Um novo hábito em 21 dias

Bom dia!

Quero compartilhar uma experiência com uma teoria para aquisição de novos hábitos, mais conhecida como “teoria dos 21 dias“. Mas primeiro, uma breve contextualização.

O problema

Mesmo não conseguindo dormir antes das 23:30, horário em que chego da aula, preciso levantar cedo para pegar o ônibus às 7:00.

Sempre sonolenta, usava a função soneca umas dez vezes (sem exagero) a cada manhã e acabava nunca saindo da cama a tempo de me arrumar com calma. Só que essa correria da manhã me incomodava demais!

correria.jpg

E a solução:

A solução do problema era levantar mais cedo para conseguir fazer tudo com calma.

Pensei que assim como outros hábitos que consegui assimilar, a solução estava na repetição. Pesquisei e vi que há uma teoria (saiba mais) dando conta de que são necessários 21 dias para que um novo comportamento se torne rotina. Assim, desde o dia 04/08 venho tentando acordar sempre na mesma hora, 06:10. 

BeFunky_null_1.jpg

E não é que funcionou? Finalmente, depois de mais de um ano, consigo acordar no horário, tenho tempo de tomar banho e café da manhã e chegar à rodoviária sem correria. Ao contrário do que diz a técnica, pulei os finais de semana, que são os únicos em que consigo dormir as oito horas diárias. Deu certo mesmo assim.

Meu ganho em qualidade de vida foi imenso, porque deixei de achar tão ruim essa rotina de viajar todo dia para o trabalho.

Uma coisa levou à outra e ao invés de passar o dia meio frustrada, comecei a render muito mais. Eba!!

Pretendo usar esse método em outras rotinas que quero adotar, como a de praticar exercício físico (estou parada há meses). Mas a dica é trabalhar um item de cada vez!

E vocês, alguém usa ou já usou essa técnica?

Beijos,

Gi

 

Anúncios

4 comentários sobre “Um novo hábito em 21 dias

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s