O que é qualidade de vida pra você?

Bom dia!!

Há algum tempo tenho tentado fazer minhas escolhas com base no que defini como qualidade de vida. E digo ‘defini’ porque esse é um conceito que varia de pessoa para pessoa.

Qualidade de vida pra mim é morar próximo da minha família e do trabalho, ter tempo para curtir meu namorado, estar em contato com a natureza, ter meus cães e gatos por perto, dispor de tempo para o lazer; morar em uma cidade pequena, ter tranquilidade e saber que se eu quiser opções culturais ou gastronômicas, elas estão logo ali, na cidade vizinha. Não precisar lidar com congestionamentos, violência, barulho e poluição todos os dias. Comer alimentos que eu sei de onde vieram, de preferência sem qualquer adubo químico ou veneno – e se possíveis plantados por mim mesma.

BeFunky_null_1.jpg

Outras pessoas podem me dizer que preferem morar num apê, no centro de uma efervescente metrópole e ter sempre as melhores opções culturais ao seu alcance.

Alguma dessas opções está errada? Não!

Cada pessoa tem um conceito sobre o que é melhor pra si. Isso depende de suas crenças, opiniões, sentimentos… enfim, do que a faz feliz. Ainda assim, vemos muita gente sendo criticada por suas escolhas. Quando meu namorado e eu optamos por morar no interior, por exemplo, várias pessoas entenderam e apoiaram, mas outras fizeram comentários negativos, críticas ao estilo de vida que estávamos escolhendo. Da mesma forma, há alguns anos quando escolhi sair de uma das “150 melhores empresas para trabalhar” e depois topei uma vaga numa empresa nascente e com um salário menor, também ouvi comentários. Mas eu estava feliz, porque ao invés de duas horas na estrada e um dia inteiro fora de casa, meu deslocamento de ida e vinda era feito de bicicleta e levava cerca de dez minutos… e ainda estava em casa para almoçar. :)

Assumindo que esse conceito é único, individualizado, percebemos que viver de forma diferente do que os outros acreditam ser certo não é um problema. O problema é aceitar um estilo de vida que não nos faz feliz, justificando que “as coisas são assim”, que “é normal viver uma vida atribulada ou mais tranquila do que você gostaria e não há nada que se possa fazer a respeito”. Opa! Como não?

Defendo que é antes de tudo, é preciso se conhecer e definir o que importa pra você, o que te faz feliz. O que é qualidade de vida pra você? Viajar muito, ou nunca precisar viajar? Trabalhar em uma multinacional, ou numa empresa familiar? Ser patrão, ou ser empregado? Casar ou ser solteiro? Ter ou não animais de estimação?

Perceba que há muitas questões, e só você vai conseguir responder. Mas depois disso, estará pronto para dizer: “eu quero viver assim, porque é o que eu gosto, o que eu escolhi, é o que me faz feliz. Isso é qualidade de vida pra mim”. E aí podem vir críticas, podem vir dificuldades, e nada disso vai abalar sua confiança de que está fazendo as escolhas certas, porque elas estão pautadas no que realmente importa – não a opinião alheia, mas a sua felicidade.

Você vai ver que fica mais fácil com o tempo, tomar decisões. Nem sempre, é claro. Mas pelo menos você vai saber que está considerando as coisas certas ao decidir – e isso por si só, é um passo a caminho  da sua felicidade. Concorda?

Beijos

Gi

6 comentários sobre “O que é qualidade de vida pra você?

Comente

