Dificuldades para emagrecer: Entendendo a fome

[Desafio#DietaDefinitiva]

Oi gente!

O Jornal Hoje está apresentando desde ontem uma série que cai como uma luva para mim e todas as gordinhas e gordinhos que estão tentando emagrecer.

No primeiro dia a matéria foi sobre os mecanismos da fome. Segundo ela, a forma como comemos está relacionada aos nossos instintos primitivos – do tempo das cavernas – em que estocar energia era questão de sobrevivência. A razão para gostarmos tanto de doces também tem relação com essa busca por energia.

Além da fome, também comemos por vontade. Nenhuma novidade até então, mas gostei da perspectiva em que foi colocado: “A fome é uma ordem pra manter o corpo em funcionamento, e a vontade de comer é uma ordem para dar uma sensação de prazer e conforto”. 

Vale a pena assistir também a entrevista com o endocrinologista Esper Cavalheiro, explicando as mudanças químicas do nosso organismo relacionadas à comida.

Como não consegui postar os vídeos no blog, quem quiser assistí-los pode clicapara nos links a seguir para à página do JH:

Capturar

No segundo dia (hoje) a matéria se voltou para a forma como as emoções interferem na alimentação. Dois trechinhos para vocês terem uma ideia:

“A gente come quando precisa e também come quando quer sentir prazer. Engordar é quando junta a fome com a vontade de comer. “A alimentação não pode ser dissociada, assim como a sexualidade, do seu aspecto prazeroso. (…)”, revela Henrique Carneiro, professor doutor especializado em história da alimentação da USP.”

“Falo sempre que comida tem muita memória afetiva. Tem gente que pensa em uma comida e pensa na mãe. Essa memória afetiva da comida muitas vezes te pega pelo pé”, garante Maria Lúcia Tedesque, orientadora do Vigilantes do Peso. Palavra de quem já foi 20 quilos mais pesada e há 19 anos consegue se manter em forma.

Teve também entrevista com a nutricionista e professora da Unifesp Anita Sachs fala sobre a alimentação rápida. Ela explica quais substâncias estão presentes em lanches prontos e comida congelada e dá sugestões mais saudáveis e nutritivas para a alimentação entre refeições.

Vale apena assistir e refletir sobre nossos hábitos!

Reportagem de 08/10: Entendendo os mecanismos da fome

Reportagem de 09/10: Dificuldade em emagrecer pode estar ligada aos significados dos alimentos

Anúncios

Um comentário sobre “Dificuldades para emagrecer: Entendendo a fome

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s