Eu confesso! (Desafio #DietaDefinitiva)

Ok, eu confesso. Não posso contar só as coisas positivas da dieta, né? Deslizes acontecem. Pisei na jaca!jaca

Ontem fui pra casa logo depois do trabalho, não tinha aula. Sentei à mesa para tomar café com a minha mãe, me distraí, e quando dei por mim não sabia mais o que tinha comido (quantas fatias de pão mesmo??) e já estava devorando uma xícara de bolachinhas com leite (uma espécie de comfort food pra mim, eu adoro). E hoje, meu almoço foi um saboroso e calórico cachorro-quente em companhia das amigas (de vez em quando faz parte né gente? Não dá pra se privar do convívio social. E o programa era esse, comer cachorro-quente).

Analisando “os fatos” pendi para a culpa, mas lembrei que a nutri dizia para não me culpar. Era mais ou menos assim: “comeu, aproveita. Mas volta pra dieta. Se culpar é pior”.

Explico:

Quando a gente come algo que não devia mas continua focado na dieta, tudo se mantém funcionando porque foi só um deslize. Você segue firme rumo à sua meta. Ao nos sentir culpados, geramos frustração que pode incorrer em pensamentos como: “ah, já comi uma pizza que não podia, vou comer um bolo também” ou “eu não consigo, não resisto”. E aí a determinação pode ir por água abaixo.

images (2)


O fato de ser uma reeducação, uma coisa definitiva, ajuda a encarar essas coisas com mais tranquilidade. Mudei o enfoque. Ao invés de “oh, não, eu comi”, pensei “porquê comi?”. No caso das bolachinhas, mais por ansiedade, distração, do que por estar com fome ainda. Isso me mostra que preciso ficar mais atenta nesses momentos em que estou distraída e com a comida ali, à disposição (quando lancho no trabalho trago de casa as porções certas). Acabou sendo válido, porque percebi um comportamento nocivo que precisa ser mudado. E continuo na dieta, firme rumo à minha alimentação saudável, agora mais atenta à essas situações.

Beijos e bom final de semana pra vcs!!

Um comentário sobre “Eu confesso! (Desafio #DietaDefinitiva)

Comente

