Como aparar a franja

Olá meninas!!

Este post foi pedido por uma leitora em um comentário lá no post “A franja ficou curta. E agora?“.

cortar-a-franja-sozinha

Confesso que fiquei um pouco receosa em falar de como cortar a franja… olhem a quantidade de gente que – como eu – fez isso e não deu certo. Por outro lado, se a gente acaba fazendo errado, às vezes é justamente por não saber a maneira mais correta!

Vasculhando a internet atrás de dicas profissionais, encontrei esse ótimo vídeo do Rodrigo Cintra, que além de ser um profissional super competente, também ensina super bem como fazer a coisa certa.

Viram o segredinho de cortar com a ponta da tesoura? Para aparar, a tendência é querer cortar reto como a imagem aí de cima, e aí o visual nem sempre fica legal.

Também tem quem faça assim:

Como-Cortar-A-Franja-Sozinha-Passo-a-Passo

Nessa técnica você separa um triângulo de cabelo, torce, mede e corta. Depois apara as pontinhas. Sinceramente, nunca fiz e acho que ainda é mais seguro e bonito da forma como o Rodrigo ensina no vídeo. Principalmente pela questão de não pegar cabelo demais das laterais e do centro da cabeça. Acho que fica mais fácil controlar isso da outra forma!

Mas meninas, o que não dá pra esquecer é o seguinte:

Muito cuidado com o comprimento! Se você franzir a testa, puxar a mexa, estiver com o cabelo molhado ou tiver feito chapinha, deixe sempre um comprimento a mais para quando o cabelo estiver solto e seco ao natural.

– Use uma tesoura afiada, para evitar ficar “mastigando” o cabelo e acabar estragando sua franja.

– Vai fazer uma franja nova? Então muito cuidado com o formato. Existem diversos tipos de franja (veja aqui) e nem todas ficam legais para qualquer rosto. Sugiro usar um simulador como esse da Mary Kay (clique aqui) ou este da Avon (aqui) que servem para cabelo e maquiagem. É só fazer upload de uma foto sua e escolher um cabelo semelhante, porém com franja.

Acho que o principal é isso! Boa sorte nos cortes!

4 comentários sobre “Como aparar a franja

  1. Gaby disse:

    Tenho 15 anos cabelos cacheados com Californiana , fui no salão dei escova e prancha e a cabelereira falou que iria cortar um pouco mas não foi isso que aconteceu ela cortou bastante o cabelo ficou no pescoço e quando seca encolhe mais e ainda cortou a franja como e cacheada ela fica no olho não sei oque faço , minha autoestima esta la em baixo já tentei botar a franja pra trás ou usar tiara mas fica horrível me ajudem pelo amor de deus

    Curtir

    • Gisele - Blog Sortimento disse:

      oi Gaby, tudo bem?
      pelo que entendi são dois problemas – o cabelo em si e a franja. Certo? Então, vamos por partes.
      Cabelos crespos muitas vezes não são valorizados como deveriam; as pessoas tentam alisar ou esconder os cachos ao invés de assumi-los. Não sei como é o formato do seu rosto e o seu cabelo, mas ele pode ficar lindo com um corte em camadas e os cachos bem hidratados, já pensou nisso? Se o corte atual não é assim, pode ver com outra cabeleireira se tem como fazer. Se prefere liso, pode alisar, mas acho que seria uma pena. Caso não queira fazer nem uma coisa nem outra, sugiro que você vá tentando diversos penteados presos – com fivela, com elástico, com trança…
      Uma amiga com um problema parecido alisou a franja, cortou pra ficar na lateral e manteve o cabelo crespo. Ficou lindo e valorizou tanto o cabelo quanto o rosto. Acho que pode ser uma solução pra vc também, um alisamento só na franja. Só até ela crescer, depois fica normal.
      Enquanto a situação não se resolve, não se preocupe tanto. Eu sei que a gente detesta quando o cabelo não se ajeita, especialmente se o problema é corte. Mas sempre tem um jeitinho de disfarçar ou resolver, só temos que ser criativas.
      Espero ter te ajudado, qualquer coisa escreva de novo!!
      Beijos
      Gi

      Curtir

  2. Amanda disse:

    Eu fiz enrolando e cortando (eu mesma) e deu super certo, e essa é só vc cortar um pouco mais abaixo de onde vc quer q fica linda.Ela fica mais arredondada se cortar com a tesoura reta e fica reta se colocar a tesoura ”em pé” e cortar.

    Curtir

Comente

