O gigante acordou

nf2A51Q8453-p

Gente,

vocês sabem: aqui no blog tem espaço pra todo tipo de assunto. E embora eu não costume publicar notícias ou comentários sobre elas, dessa vez não dá para deixar passar. O assunto da vez são os protestos que estão ocorrendo por todo o Brasil.

No início foram os R$ 0,20 de aumento nas passagens. A violência gratuita de ambos os lados – polícia e manifestantes – me chocou e fui contra o que estava havendo. Perdeu-se a razão no momento em que outros cidadãos foram lesados, tiveram seus bens destruídos e se encheram de medo daqueles que supostamente estariam do mesmo lado.

Felizmente, o protesto violento serviu para algo positivo: acordou outros cidadãos indignados com os absurdos pelos quais viemos passando há anos, décadas, séculos. Anos de letargia em que as pessoas deixaram de agir, protestar pacificamente e reivindicar mudanças e soluções.

Não creio na culpa de um ou outro político ou partido. A situação da educação, da saúde, do transporte público, do meio-ambiente – tão explorado quanto esquecido- é na verdade uma soma de fatores que vão desde a cultura do “jeitinho brasileiro” até a desonestidade, passando pelo descaso e pela falta de priorização do que realmente importa. Tais valores e comportamentos são muito antigos e arraigados, não uma situação pontual, mas um problema crônico.

É verdade o que se diz: os políticos são na verdade um reflexo do povo – senão dos seus valores, da falta de atitude generalizada que permite que se continue agindo conforme os interesses individuais enquanto as massas padecem sob a falta de recursos. É exatamente por isso que é tão bom ver esse mesmo povo indo às ruas – desde que pacificamente – protestando, dando um basta, agindo com a vontade de quem já esperou demais para colocar as coisas no lugar.

Nesse momento, eu sinto orgulho de ser brasileira. Orgulho de ver meus conterrâneos escrevendo uma página que estampará os livros de nossos filhos e netos como o dia em que os brasileiros deram um basta, o país deu uma virada. Vamos mostrar a força e perseverança do nosso povo e mudar a história!!

As imagens desse post são da comunidade Cartazes de Protesto criada pelo pessoal da Onda Criativa do Google+  —

18jun2013---manifestante-critica-realizacao-da-copa-do-mundo-no-brasil-e-pede-mudancas-em-outras-areas-durante-protesto-em-belo-horizonte-1371638960109_1920x1080

2013-06-18T024113Z_2013131379_GM1E96I0TBN01_RTRMADP_3_BRAZIL-PROTESTS-p

289260-640x480-1

289273-400x600-1

cartaz

large (3)

large (4)

large (6)

melhorescartazes2

tumblr_mombotLz2K1swtiqeo1_500

p.s.: Ao passo que as manifestações pacíficas tem todo meu apoio, repudio as ações de quem está promovendo a violência, o quebra-quebra e as agressões que temos visto.

Anúncios

Um comentário sobre “O gigante acordou

  1. leonardo disse:

    Queremos manifestação em Maracanaú !!! enquanto o prefeito gasta milhões com festa a população é quem paga com os postos de saúde sem atendimento de qualidade e falta de medicamentos , os colégios entregue as baratas , segurança não existe , enquanto os cidadãos presos os bandidos estão a solta pintando e bordando , e as autoridades sem tomar nenhuma providência só pensando em fazer festas com grandes atrações gastando milhões e a população sofrendo com esse descaso.. Cadê o Prefeito “FIRMO CAMURÇA” e os seus auxiliares que não veem isto..
    obs: VAMOS NOS REUNIR PARA BATERMOS NA MESA DELE PARA QUE RESOLVA ESSES PROBLEMAS…..
    “O GIGANTE ACORDOU!!!”

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s