Cuidado com o que você posta

Há dias estou refletindo sobre um tema que não é novidade, mas parece ser uma daquelas coisas que apesar da sua importância, acabam deixadas de lado: o cuidado com a superexposição.

Conhecem aquele ditado que diz que a flecha lançada e a palavra dita não tem volta? Pois o mesmo vale para o que se posta na internet, especialmente fotos e vídeos, que podem ser salvos, copiados, re-distribuidos facilmente. É claro que isso tem seu lado positivo, à medida que favorece a divulgação de informações importantes, mas também é uma ameaça em potencial: o que caiu na rede não tem como ser recuperado, vira conteúdo público e pode ser distribuído para qualquer parte do mundo sem que se possa recuperar as “cópias” ou bloquear o processo.

Há alguns anos, quando a internet começou a ser utilizada massivamente, as pessoas resguardavam sua privacidade e receavam tê-la exposta por terceiros. Hoje, me assusto ao perceber que os terceiros não são mais uma ameaça, já que muita gente se encarrega da própria superexposição: postar fotos com pouca roupa ou em posições sensuais já não é mais um escândalo nem em cidade pequena. Twites e postagens no Face dando conta de problemas conjugais ou atividades cotidianas bem pessoais (e que não precisariam ser contados para mais ninguém, quanto mais pra 2.456.014 pessoas ao mesmo tempo) são comuns.

Não quero generalizar, ainda tem muita gente consciente na internet. Também não quero ser simplista, o assunto ainda pode ser muito discutido em diversos aspectos. Mas nesse post, quero apenas dividir meu estarrecimento ao perceber a banalização da exposição exagerada e o que isso fez com a privacidade, com a intimidade (ãh, isso ainda existe?!). Isso realmente me preocupa… acho que é hora de rever conceitos, voltar a tomar cuidado com o que se posta.

Para ilustrar meu raciocínio, quero compartilhar um vídeo de campanha educativa que alerta para os riscos de postagens inadequadas. Confiram:

Não custa nada se preservar um pouco, e ainda evita incomodação…

Anúncios

Um comentário sobre “Cuidado com o que você posta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s