Como fazer a mala (parte II)

Ontem, falamos aqui sobre como escolher o tipo certo de mala para sua viagem, e selecionar o que levar.  Hoje é dia de falar sobre como colocar tudo da maneira mais organizada possível na sua mala.

Arrumando as malas

Parece familiar?

Existem muitas formas de arrumar os itens dentro da mala; optei por dividir com vocês a maneira como arrumo a minha, porque acredito que seja um jeito prático e rápido e ainda, fácil de encontrar sem ter que desfazer assim que chego ao destino (conforme o lugar e a duração, nem tiro as coisas de dentro, só deixo a tampa aberta e a mala me serve de armário). Mas – para lhe dar mais opções – no final do post teremos mais  sugestões com modos diferentes de fazer.

Vamos às dicas:

– Após separar o que vai levar, deixe tudo sobre a cama, já dobrado;

– Coloque as meias dentro dos calçados, para ajudar a manter a forma deles e aproveitar o espaço;

– Ponha os calçados em saquinhos individuais (há saquinhos próprios para isso feitos em tecido ou tnt, mas se você não tiver use saquinhos plásticos ou sacolinhas; o importante é que eles não entrem em contato com as roupas para não sujá-las;

– Comece colocando no fundo da mala as peças longas como calças, macacões, vestidos longos de malha  ou de outros tecidos que não amassem tanto. Dobre apenas uma vez na vertical (de forma a unir as pernas) e deixe a parte de baixo (pernas ou saia) para fora;

– Sobre estas peças, coloque os shorts, blusas, saias, etc. Você pode optar por deixá-las dobradas como estavam no armário, fazer rolinhos ou deixá-las dobradas apenas ao meio. Vai depender do volume da peça – quanto mais volumosa, mais espaço ocupa se enrolada.

– Cuide para que as peças mais pesadas estejam embaixo e as mais leves em cima e deixe as que amassam facilmente (como camisas sociais) para guardar depois.

– Coloque sobre as pilhas os agasalhos – casacos e casaquinhos, exceto se forem do tipo que não amassa – neste caso, podem ficar por baixo, logo acima das calças.

–  Nos espaços vazios, acomode os sapatos, as peças que foram enroladas ou as de tamanho menor (como calcinhas, biquínis, meias, cuecas, cintos). Também é um bom lugar para colocar toalhas (enroladas) e pijamas, para ficarem mais à mão.

– Os itens como calcinhas, biquínis, cuecas e meias também podem ser colocados no bolso interno da mala ou em organizadores próprios (aqueles semelhantes a envelopes).

– Dobre as pernas das calças e as saias dos vestidos que você colocou por baixo, envolvendo a pilha.

– Por cima de tudo, coloque as peças que amassam facilmente, dobradas o mínimo possível (apenas com as mangas para dentro ou dobradas ao meio). Acomode também os sutiãs, abertos ou dobrados conforme as instruções do fabricantes (bojo com bojo, de forma a não amassar). Coloque-os nos cantos, de forma que o côncavo dos bojos fique ocupado pelas pontas das pilhas, ou certifique-se de que onde estão eles não fiquem prensados quando você fechar a mala.

– Prenda tudo com as fivelas que vem na mala, se houver, tomando o cuidado de não apertar golas de camisas ou bojos de sutiãs ao fechá-las.

Está pronta a sua mala! Os itens delicados ou que precisam estar à mão (como cosméticos e itens de higiene) ficarão na bagagem de mão ou na bolsa, que são assunto do próximo post – e o último sobre como fazer a mala – que sai em seguida.

Confira outras maneiras de arrumar a mala:

Apesar deste vídeo mostrar tudo bem rapidinho, dá pra ter uma boa ideia de como organizar tudo de maneira prática e diminuindo o risco de as roupas amassarem:

Este é do Jornal Hoje, uma maneira parecida com a que descrevi lá em cima, e também visando reduzir a chance de roupas amassadas.

Já este link é de uma matéria da Super Interessante, tem uma galeria de imagens do passo-a-passo: Como fazer a mala perfeita

Espero ter ajudado!

Leia também:

Como fazer a mala (parte I)

Como fazer a mala (parte III)

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s