Emagrece, Brasil!

Emagrece, Brasil!E já que estou em um clima saudável, com a publicação do post de ontem e meu retorno à academia completando um mês, resolvi repetir o assunto e dar mais uma dica de site para quem está buscando uma vida mais saudável: o Emagrece, Brasil!.

O Emagrece, Brasil! é um projeto das revistas Saúde e Boa Forma e da Abril Mídia, patrocinado pela Coca-Cola Brasil e com apoio do Governo Federal, Ministério da Saúde, do Esporte e da Educação. Também tem parceria do Centro Universitário São Camilo, M de Mulher e da Body Sistems Latin America. Como você vê, são vários nomes de peso atestando a seriedade do movimento.

Longe de ser apenas problema estético, a obesidade é um problema de saúde pública. Veja o que diz a apresentação do programa:

Uma das previsões que mais me assustou foi a de que em 2020, 1/3 da população será obesa. Isto tem reflexos diretos na saúde, aumentando a incidência de problemas cardiovasculares e outros igualmente perigosos.

O objetivo do Emagrece, Brasil! é reunir o maior número de pessoas dispostas a melhorar seus hábitos para conquistar um peso adequado e ganhar saúde e disposição por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física.

Opinião

Por experiência própria, sei que não é fácil mudar de hábitos e perder peso. Depois de ganhar cerca de 12 kg ao longo de vários anos, venho tentando – e felizmente, estou conseguindo, aos poucos – reeducar meus hábitos alimentares e aliar isso à prática de exercícios. Eu já comia de tudo, incluindo frutas, verduras e legumes. Mas às vezes a gente não me dava conta dos outros deslizes… exagero nas quantidades, por exemplo. Ou descontava a ansiedade na comida, o que é uma auto-sabotagem, mas difícil de combater. E ainda tinha o sedentarismo! Isso sem contar que eu tinha colesterol alto e histórico de problemas cardiovasculares na família, o que por si só deveria ser um incentivo para mudar.

Porém, depois que a gente consegue dizer “chega!” e se envolver numa mudança de atitude (a curto, médio e longo prazo!), os efeitos são muito benéficos… ganhamos auto-estima, confiança, e o principal, mais saúde. Já emagreci 7kg. Demorou, mas felizmente não os recuperei. Faltam ainda 5 kg, mas desde que comecei minha reeducação alimentar, e passei a vir para o trabalho de bicicleta, notei muita melhora na minha disposição, no fôlego, e também na definição muscular, especialmente nas pernas que estavam disformes, roliças. Há um mês, retornei à academia e exceto uma semana em que faltei, tenho conseguido manter o ritmo e praticar exercícios de 3 a 5 vezes por semana. Vou alternando entre aeróbica e musculação, e quanto mais pratico, melhor me sinto. Meu namorado é um dos responsáveis por isso: quando estou com preguiça, é ele quem me “puxa” pra academia.

Em resumo: adorei a ideia do projeto Emagrece, Brasil! porque incentiva essas mudanças, ajuda a dar um “gás” no emagrecimento e na busca por uma vida mais saudável. E tem muita informação útil no site! Tem teste para ver o quanto você sabe sobre nutrição, matéria sobre como o chocolate pode ajudar, sobre os alimentos que ajudam a combater o mau humor, nutrição para as crianças, matérias e testes sobre exercícios, isso só pra citar alguns exemplos. Clica aqui ó:

www.emagrecebrasil.com.br

Vai lá, entra nessa você também!

Comente

