A menina que roubava livros

Olá!

A Menina que Roubava Livros

Mesmo com os elogios feitos por minha amiga Ana e por minha sogra, que também gostaram muito da leitura, durante um tempo evitei “A menina que roubava livros” de Marcus Zusak por achar que seria triste demais.  Recentemente o encontrei quase por acaso e decidi que era chegada a hora de lê-lo, e mergulhei nas suas páginas.

Não foi surpresa a história triste que encontrei lá; no entanto, da mesma forma que aconteceu em “O menino do pijama listrado”, o fato de ser uma criança a protagonista, e a guerra quase reduzida a um “pano de fundo”, seu peso diminuiu. Liesel Meminger, a protagonista, passou por muitas situações extremamente dolorosas, difíceis. Mas a inesperada narradora – ninguém menos do que a Morte – nos mostra que a menina encontrou formas de driblar a tristeza. Então, foi uma leitura muito agradável, que me envolveu.

Sem dúvida, é um dos melhores livros que já li. É difícil acreditar que a história não é real, que partiu somente da imaginação do autor. A maneira como foi escrito é muito interessante; os capítulos ganharam o título dos livros que a menina roubou, e subdivididos em episódios marcantes de sua vida. Além disso, eventualmente a narradora faz uma pausa para “considerações pessoais” ou breves explicações. O autor descreveu tão bem o ambiente – sem se tornar maçante – que quase é possível sentir o frio do local e ver sua paisagem cinzenta.

Não vou contar mais nada sobre a história. Deixo que você, se tiver a oportunidade de lê-la, vá descobrindo o que aconteceu a Liesel, embrenhando-se por sua história, enredando-se até não conseguir deixá-la, como se a própria menina estivesse a seu lado, lhe exigindo atenção. Espero que goste tanto quanto eu, e que possa se emocionar da mesma forma. Boa leitura!

Anúncios

5 comentários sobre “A menina que roubava livros

    • Gisele disse:

      Oi Lê, aproveita as férias, tu vai gostar. O começo é um pouco devagar e triste, mas continua lendo… a gente se apega à história e à personagem e não consegue parar de ler!

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s