Dia do Homem

Pois é, ele existe! Confesso que descobri hoje e estou surpresa. Por isso mesmo, fui pesquisar a origem da data. E aí, outra surpresa: longe de ter função comercial, ela foi criada com a intenção de melhorar a saúde dos homens, chamando a atenção para a necessidade de cuidar dela.

Achei bem interessante, como uma forma de diminuir o sexismo e equilibrar – ao menos de modo simbólico – as relações entre os gêneros. O Bom dia Brasil fez uma reportagem bem interessante sobre a data (aqui ó), lembrando que os homens estão mais modernos, “antenados com a moda, mais preocupados com o visual e com a estética”. Mas segundo a reportagem, ir ao médico ainda é um problema (ô se é!) para muitos homens.

Pensando nisso, lembrei de alguns dados sobre a saúde masculina, divulgados em uma campanha do Ministério da Saúde em 2009: a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens, e que estes vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas. Estas estatísticas podem ser mudadas com os devidos cuidados à saúde.

Assista o vídeo da campanha:

E parabéns aos homens pelo seu dia!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s