Franjas

Olá!!

Quando se fala em franja, logo se pensa na franja reta cobrindo a testa, talvez o modo mais tradicional de usá-la. Porém, há vários tipos de franjas e formas de usá-las. Além de ser algo que nunca “sai de moda”, é uma ótima forma de mudar de visual sem ter que mexer no comprimento, corte ou cor.

Franjas_Reese Whiterspoon, Fernanda, Paola Oliveira, Cláudia Raia

Embora qualquer pessoa possa usar, é importante estar atento ao formato do rosto antes de cortar. Segundo Didier Sé, cabeleireiro do salão Marcos Proença (em matéria do “Delas”) “a franja tende a detalhar as feições do rosto. Um nariz ou uma boca com traços acentuados vão se destacar ainda mais. Um rosto redondo vai parecer mais arredondado. E assim por diante”.

Também é legal conhecer as opções e tipos de franjas:

Franja curta: fios cortados no meio da testa e bastante volume.

Mayana Moura_franja curta
Franja média: fios na altura da sobrancelha e pode ser cortada na diagonal.

Franjas médias e cheias

Franjas curtas diagonal
Franja longa: cortada na altura do queixo em diagonal, também chamada de franjão; pode ser escondida junto ao cabelo para variar o visual.

Franjas longas

Franja Desfiada: fios desfiados em todos os formatos, ajudando a suavizar o movimento, dando um ar mais moderno à franja.

Franja Cheia: farta, esconde totalmente a testa, começando do meio da cabeça. É uma ótima opção para quem possui bastante cabelo. Comporta a variação “meia lua”, que começa reta na frente e é mais longa nas laterais. Para dar mais leveza, as pontas podem ser desfiadas.

Franja Desestruturada: É um tipo de corte que combina para quem usa franja longa e desfiada, pode ser usada na diagonal ou bem dividida ao meio.

Franja Falsa: É um tipo com poucos fios, que podem dar equilíbrio aos traços do rosto sem tanta definição de franja.

Como saber que tipo combina?

Rosto Quadrado: Mulheres com o rosto muito quadrado devem dar preferência a franjas mais longas, em formato oval, para harmonizar o rosto. Rostos retangulares e longos combinam com franjas na altura dos olhos, de preferência bem desfiadas. Evite a franja reta.

Rosto Redondo: Assim como mulheres de rosto quadrado, o ideal é optar por franjas mais longas que harmonizem as formas, de preferência na diagonal repicado nas pontas.

Rosto Oval: Este formato de rosto se enquadra muito bem nas franjas. Como a testa é arredondada, assim como as linhas das têmporas e do queixo, as franjas retas ou laterais dão a impressão do rosto não ser tão longo. Qualquer tipo de franja combina, desde as mais curtas e retas até os franjões.

Rosto Triangular: No rosto triangular a mandíbula é bastante evidente, a testa é estreita e as têmporas não são muito aparentes. O tipo de franja mais indicado para valorizar os traços e suavizar a evidência da mandíbula são as franjas retas, logo acima das sobrancelhas.

Rosto Longo: Mulheres de rosto longo devem apostar nas franjas longas, pois dão impressão de diminuição no comprimento do rosto.

Outras dicas que podem ajudar na escolha do tipo de franja:

A franja cheia fica em cima ou um pouco abaixo da sobrancelha.
Não é recomendada para as baixinhas, pois podem parecer atarracadas.

Evite a franja meia lua se você tiver rosto quadrado, pois ela acentua o maxilar.

Evite franja curta se tiver a testa pequena, pois pode dar a sensação de que ela é menor ainda.

Evite deixar a franja longa repartida no meio se você tiver a bochecha mais gordinha. Nesse caso, melhor usar para o lado para dar leveza.

Dá pra cortar em casa?

Se você quer arriscar e cortar sozinha (só recomendo para quem tem plena consciência de que pode dar errado e está disposta a correr o risco), no site da Gloss tem um passo-a-passo.

Tem mais sobre franjas nos links da Capricho e Dicas de Mulher, de onde saíram várias das dicas desse post.

Esse post foi mais uma sugestão da minha mãe e super colaboradora aqui do blog. E fiquei tão pilhada fazendo ele, que também resolvi aderir à franja pra dar uma mudada no visual!

E vocês, o que acham das franjas?


Anúncios

3 comentários sobre “Franjas

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s