Depilação

O post de hoje foi do tipo “faço ou não faço?”, porque sei que temos alguns leitores homens e sei lá… esse é um assunto “cabeludo” (desculpem o trocadilho infame) e pode causar constrangimento… Então meninos, se for o caso, por favor PULEM esse post… hehe.

Bem, vamos ao que interessa! Pensei em fazer esse post porque há diferentes formas de eliminar os pêlos indesejados e muitas vezes pinta a dúvida sobre qual a melhor para cada região. Não que eu seja uma especialista, mas como já testei várias técnicas e produtos, e também pesquisei antes sobre algumas delas, acho interessante comentar as preferidas.

Os tipos

As formas mais conhecidas são a cera (há diversos tipos), lâmina (a famosa “gilete”), cremes depilatórios, depiladores elétricos (como o Satinelle) e à laser.

Cera fria

Líquida, feita de mel e limão

Tenho uma tia que faz essa receita, eu acho ótima. É bem líquida, mas do jeito que ela faz, não dá meleca. Ela passa com espátula e retira com tiras de tecido (tnt, se não me falha a memória. Fica lisinho, perfeito, e dói o mínimo… só tem que ter cuidado extra com o sol por causa do limão (pra não manchar).

Em potes

Usei apenas uma vez, e devo ter feito algo errado, porque não aconteceu nada, não grudou, não depilou, não nada. Aliás citei só porque é uma das opções, já que não funcionou comigo.

Cera quente

Existem vários tipos:

Em tablete, feita de mel de abelhas.

É derretida em banho maria ou em recipientes elétricos próprios (parecem panelinhas), e passada sobre a pele com auxílio de espátulas (tipo palito de picolé). É preciso cuidar muito a temperatura, porque pode queimar a pele.
Minha opinião: se for pra fazer em casa, passo longe!!! Já tentei fazer em casa e dá muita, mas muita meleca. É cera pingando no chão, grudando em tudo, não sai direito da pele… é claro que quando você depila com uma profissional tudo muda de figura, e o resultado varia de uma para a outra, mas em geral é bom (tira bem os pêlos, mas na minha opinião dói mais que os próximos tipos).

Roll on, com refis de diferentes tipos de cera (de mel, de algas, etc.)

De longe meu tipo preferido! Não faço em casa, e sim na depiladora, que é muito, mas muito rápida. Não dá meleca nenhuma. Ela usa um aparelhinho elétrico que esquenta o refil na temperatura certa. Não tem perigo de queimar, pois não fica tão quente. Depois, puxa com tiras de TNT. Tira muito bem os pêlos, que não precisam estar tão compridos quanto com a cera tradicional, aquela do tablete em banho maria. E quase não dói! Há diversos tipos; de mel e de algas são as que conheço melhor (essa de algas é ótima para as peles mais sensíveis). O pêlo sai pela raiz e essa depilação dura tanto quanto a anterior (do tablete). E assim como a anterior, com o passar do tempo o pêlo fica mais fino, mais “fraco”.

Folhas depilatórias

Nem sei se dá pra encaixar na categoria “cera quente” já que esquenta na mão… isso mesmo, na mão. Prático, né? Foi pela praticidade que experimentei as folhas depilatórias da Depi Roll. Acho que merecem uma avaliação mais aprofundada, já que são relativamente novas.

Depi RollA caixinha é praticamente um “kit de primeiros socorros” da depilação: contém 8 pares de folhas, que vem coladinhas com a cera dentro. Basta esquentar entre as mãos até o produto ficar quase transparente (as folhas ficam soltando facilmente) e colar na região a ser depilada. Depois, puxar observando as instruções na caixinha. Vem também um lencinho umedecido para a limpeza, mas eu não gostei que vem só pra uma vez (e quando for usar as outras folhinhas?).

Prós:

– você pode ter em casa e usar naqueles dias em que não conseguiu horário pra depilação;

– não precisa esquentar nem usar espátula (sujeira reduzida);

Contras:

– na primeira vez tem o lencinho pra limpar o grude da cera. E depois? Tem de ir testando… creme, óleos… porque só água e sabonete não tira mesmo.

– um pouco caro (cerca de R$ 16,00), em comparação com o valor pago à depiladora (mais rápido, prático e muito mais bem feito do que eu depilando em casa, e sem meleca).

Parecer:

Bom para emergências, tira bem os pêlos. Mas não substituiria pela depiladora, de jeito nenhum!

Cremes depilatórios

São várias as marcas disponíveis no mercado, e geralmente o produto é específico para rosto ou pernas. Só uso para o rosto, e minha marca preferida é Nupill. Uso há anos e quando não encontrei tentei outras duas, que irritaram a pele (sim, eu fiz o teste antes, mas a pele do rosto é mais sensível) e o resultado não me pareceu tão bom (parece que o pelo não dissolveu bem). Além do mais o Nupill vem com creme neutralizador junto, portanto acaba saindo até mais em conta (mais barata) do que as concorrentes.

Funciona assim: você usa a espátula que acompanha o creme para espalhar no rosto/corpo, aguarda o tempo indicado na embalagem e retira lavando ou passando suavemente um papel ou algodão umedecido. O creme não tira o pêlo pela raiz, mas o dissolve. Ao contrário do que muita gente pensa, uso há anos e não engrossa o pêlo.

Nupil.jpg

Gilete

A mais prática, passa e tchum, pele lisinha. Melhor passar com a pele molhada e de preferência ensaboada ou com creme (aqueles de barbear) para não agredir a pele. O resultado dura pouco (no outro dia já se pode sentir os pelinhos voltando) e sim, engrossa o pêlo (pelo menos no meu caso). Ainda assim uso bastante. Ninguém merece ficar de pernas peludas no verão, usando calças até conseguir depilar! (ok, se você tem paciência e não morre de calor, parabéns! hehe).

Depiladores elétricos

Tudo o que tenho a dizer sobre eles é que existem! hehehe… há modelos bem conhecidos como a linha Satinelle, da Philips. Se alguém já usou, me conta. Eu morro de medo de ser dolorido demais!

Que tipo usar?

Depende do que se quer depilar:

Rosto (buço, penugens)

Por ser uma região sensível, a cera pode ser agressiva demais (e há quem diga que ao longo dos anos, pode causar flacidez no buço. Particularmente, prefiro o creme depilatório (Nupill).

Axilas

Às pacientes e corajosas… se joguem na cera! Acho um local muito dolorido e durante o verão, como fica muito exposto pelas blusas cavadas, nem penso em esperar crescerem os pêlos. Vou de gilete!

Pernas

Alterno entre gilete e cera (no inverno, quando os pelos ficam bem escondidinhos), porque afinal, dura mais, evita que os pelos fiquem grossos demais, e o resultado é uma pele bem mais lisinha. Dói um pouco especialmente nas canelas (ui ui) mas vale a pena.

Virilha

Fico com a pele irritada e os pêlos encravam com a gilete. Prefiro a cera quente.

Atenção!

Sempre bom lembrar: após a depilação, especialmente a com cera, que é um pouco mais “agressiva”, não convém se expor ao sol (banho de sol, ou longas exposições), pode causar  manchas.

E vocês, que tipo de depilação costumam usar? Estão satisfeitas? Comentem, meninas!

E meninos, breve, muito breve, post sobre os produtos para as barbas!

Anúncios

3 comentários sobre “Depilação

  1. Fernanda disse:

    Gi, eu uso do Satinelle.
    Gi, doí demaisssssss na canela. Doí tanto que eu demoro uns 20 minutos em cada perna, pois eu paro a toda hora. O bom é que a pele fica lisinha e demora para os pelinhos crescerem.
    Que assunto mais cabeludo, hehe
    Beijinhos,
    Fernanda.

    Curtir

    • Gisele disse:

      Oi Fê,
      uuuuiii só de pensar, dói! Mas se demora pra crescer, deve valer a pena… se a pessoa prefere fazer em casa, deve ser o ideal! Não dá meleca!
      Obrigada pela colaboração!!!
      Beijos!!

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s