Como usar roupas de verão no inverno

Olá!!

Nas últimas semanas tenho falado bastante sobre arrumar o guarda roupas, mudar as coisas de lugar, etc… e esse assunto me levou a pensar nas roupas de verão que podemos continuar a usar no inverno – e consequentemente, em como fazer isso. Achei que renderia um post…

O que usar?

Com a democratização que vem ocorrendo na moda há alguns anos, a expressão “isso não se usa mais” praticamente sumiu; claro que algumas peças enjoam, ou são meio “datadas”, mas a maioria pode ser atualizada – basta usar com outras mais modernas. 

O mesmo vale para as estações: quer usar uma peça bem colorida, um vestido florido e delicado, por exemplo? Sem problemas! Faça um mix com jaqueta/casaco mais pesado, meias calças e/ou sapatos de inverno (ankle boots, por exemplo). A ideia é mesclar a leveza e frescor do verão com o visual mais fechado do inverno. Isso pode ser feito tanto pelos materiais (um mais leve, outro mais pesado), como pelo tipo das peças.

Como usar?

Lance mão de casacos (de lã, jaquetinhas, cardigãs, casacões 7/8, trench coat, enfim, casacos em geral), meias calças grossas (lisas ou texturizadas), cachecóis, botas e outros acessórios “invernais”. Coletes também são bem vindos, especialmente se forem quentinhos.

Misture esses itens com os que tem “cara de verão”: vestidos, shorts, blusas fininhas ou sem mangas, saias… tire o ar “fresquinho” do verão compondo um look com contrastes de tecidos e/ou cores. Por exemplo: vestido estampado e colorido com casaco e meias de cores neutras; blusa fininha com casaco “pesado”, quentinho; short com meias calças grossas e botas.

Algumas sugestões de uso:

– Vestidos com casacos e meias-calças e botas;

– Short (mais larguinho, de preferência) com blusas fininhas, casaco, meia-calça e botas; vale também um cachecol/manta. No Bolsa de Mulher tem umas sugestões bem legais a respeito (aqui);

– Blusas fininhas com casaquinho e cachecol;

– Sobreposições: pode-se usar uma blusa mais quentinha sobre um vestido, por baixo dele, ou uma blusa sobre a outra. Lembrando que é importante tomar cuidado com as cores e tons, especialmente se houver peças muito coloridas ou chamativas (mesclar com cores neutras ou que harmonizem umas com as outras, para não parecer uma árvore de Natal…).

– Vestidos longos podem ser usados como saia, com blusas por cima. Veja aqui as sugestões do blog da Biamar a respeito.

– Até mesmo as sandálias podem ser usadas no inverno, com meias (tem que ter muito bom senso, mas fica legal); a Isa do blog Garota Antenada já fez um post muito legal sobre isso (leia aqui).

Veja algumas fotos para se inspirar!

Achei uma graça esses vestidos delicados com meias grossas e sapatos combinando, e a touca da menina da direita.

Vestidos floridos com meias(desculpem, perdi minha anotação sobre os sites de onde peguei estas fotos)

Nessa produção da Biamar a modelo está usando uma blusinha de verão (sem mangas, como dá pra ver no detalhe) com casaco de tricot, complementando com o cinto e sapatos vermelhos.

Fotos: Biamar

Nas produções da Hering, mais vestidos delicados combinados a casacos, cintos e cachecol. Ficaram lindos, só trocaria as meias por versões lisas (de longe não dá pra ver bem, mas elas são texturizadas).

Hering
Fotos: Hering

Na primeira foto não dá pra ver o que ela tem por baixo (vestido, saia, short?) mas achei o look muito bonito; na segunda ela quebrou a seriedade típica de inverno com o casaco vermelho, achei lindo também; e na terceira foto, reparem que além da meia calça, ela está de sandália… achei bonito porque é da mesma cor que a meia. Só usaria o casaco diferente (vestido e não sobre os ombros), mas é questão de gosto.

The Sartorialist
Fotos: The Sartorialist

E aí três belos exemplos do uso de shorts larguinhos com meia-calça… repare que os tons combinam entre si e as meias são grossas, consequentemente além do efeito estético, elas ajudam a aquecer.

Short com meiaFotos: Perdi a referência da primeira. A da direita é do Bolsa de Mulher.
 
 
 

Comente