Sono na medida certa

Olá!!

Quem é que nunca notou os efeitos de uma  noite mal dormida no seu dia? Nem sempre os efeitos são imediatos, mas após dias dormindo mal – ou pouco – eles são inegáveis… além do cansaço físico, falta de concentração e baixa produtividade costumam afetar quem está nessa situação. Mas minha surpresa ao ler uma matéria do sonoMinha Vida (Yahooo) foi que sono demais também é prejudicial! Tá, tudo bem, a gente passa o dia todo numa preguiça quando dorme muito… mas nesse caso, os males são para o cérebro!

Veja um trechinho da matéria:

Exagerar nas horas do sono é prejudicial tanto quanto dormir pouco. Um estudo feito pela University of London, Inglaterra, e publicado pelo periódico Sleep, indica que dormir menos de seis horas ou mais de oito horas diárias pode envelhecer o cérebro em até sete anos, já que aumenta a velocidade do declínio cognitivo e afeta habilidades, como o raciocínio. A pesquisa alerta que a piora das funções cerebrais pode até mesmo adiar o declínio físico, causando morte precoce”.

Vale a pena ler a matéria completa no Yahoo: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/13186-Dormir-muito-ou-pouco-pode-envelhecer-o-cerebro-em-ate-sete-anos.htm

Que tal hein?! Mais um motivo para termos hábitos mais saudáveis em relação ao sono!

Veja algumas dicas para dormir melhor:

– Procure dormir e acordar no mesmo horário sempre que possível, e respeitar a indicação de dormir entre 6 e 8 horas por noite; isso vale também para o final de semana. Se não der, ao menos resista à tentação de passar doze horas dormindo;

– evite a ingestão de bebidas estimulantes como café, chás preto, verde, vermelho ou branco e refrigerantes de cola próximo da hora de dormir, tem efeito estimulante;

– o mesmo pode ser dito em relação à prática de exercícios: se possível, evite fazê-los próximo da hora de dormir;

– não durma com fome, nem de estômago cheio. Procure fazer as refeições mais cedo e um lanche leve (tomar um copo de leite, por exemplo) mais perto da hora de dormir (chás de camomila e erva doce também são boas opções, ajudam a relaxar);

– deite-se o mais tranquilo possível, procure ir se preparando antes, fazendo atividades relaxantes (leitura, música, etc.);

– se você costuma “levar os problemas para a cama”, tente mudar esse (mau) hábito. Uma solução é manter um bloquinho e caneta ao lado da cama e anotar tudo o que tem a fazer no outro dia e eventuais ideias. O efeito é de “esvaziamento” da mente e das preocupações; ajuda a ter um sono mais tranquilo.

Bem, espero que a matéria e essas dicas simples possam ajudar a melhorar seu sono!!!

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