Como usar delineador?

Olá!!

O delineador pode ser um grande aliado para ressaltar o olhar. Conforme o traço, pode ser usado em várias ocasiões que vão do dia-a-dia às festas. Porém, muita gente já comentou comigo sobre a dificuldade de usá-lo. 

Embora realmente não seja tarefa das mais fáceis para quem não tem prática, algumas dicas podem ajudar – e com o tempo, fica muito mais fácil.

Antes de mais nada, vamos falar dos vários produtos que podem ser usados:

Lápis de olhos: vão desde aqueles bem simples (do mesmo tipo usado para corrigir falhas nas sobrancelhas ou fazer contorno dos lábios), até os retráteis (não precisa apontar).

Podem borrar um pouco, ou “desbotar” ao londo do dia, varia conforme a marca.  A maioria pode ser usado na parte interna do olho (canal da lágrima).

Antes de escolher, se possível teste antes na mão, pois às vezes a ponta é muito dura.

Atualmente uso um Payot (mais escuro e macio que o anterior) para o contorno interno e um da Jequiti para o contorno externo (alterno com os delineadores em gel).

Lápis preto para os olhos

Kajal: pode ser encontrado em formato de lápis ou de bastão (semelhante a um batom, só que mais fino). Tem cor bem intensa e pode ser facilmente esfumado. Pode ser usado na parte interna do olho (canal da lágrima). Natura e Avon são algumas das marcas que o disponibilizam.

Kajal

Delineador líquido, cremoso ou em gel: o formato varia da caneta delineadora até frasquinhos com uma espécie de pincel. Exige um pouco mais de prática, mas o resultado vale a pena. É meu tipo preferido.

A intensidade e durabilidade da cor variam de uma marca pra outra. 

Não deve ser usado dentro do olho (pode causar irritações e outros problemas). 

Costumo usar o da Avon, e já usei também o da Natura e da Koloss (todos líquidos e na cor preta); todos ótimos. O da Natura me parece o de cor mais intensa, seguido pelo Koloss, mas o da Avon não fica muito atrás e é bem apropriado para o dia, por não ter um preto tão intenso. Além disso, querendo um efeito mais escuro, é só deixar o pincel bem molhado ou reforçar o traçado passando duas vezes.

Delineadores líquidos

Há também vários tipos de traçados que podem ser feitos:

Mais fininho, mais largo, contornando todo o olho, só na pálpebra superior, só na inferior, aplicando ou não por dentro do olho (no canal da lágrima), esfumaçado, etc. Vai depender do formato do olho, da intenção e da ocasião. A ilustração abaixo (da revista Gloss) mostra alguns deles:

tipos_Gloss

Veja alguns exemplos:

Em cima e embaixo_traços finos

Keira Knightley e Kristen Stewart contornaram os olhos com traços finos na pálpebra e rente aos cílios inferiores (nos olhos de Kristen foi feito ainda um efeito esfumado, para o qual acredito que tenha sido usada uma sombra). Esse tipo de traço pode ser tranquilamente utilizado no dia-a-dia (exceto o contorno com sombra escura, esse pode ficar pesado demais).

Traço grosso em cima e fino embaixo

Nos makes acima, o traço sobre a pálpebra superior começa fino no canto interno e engrossa no canto externo. Além disso na parte de baixo o traçado é bem fino e não acompanha todo o olho, vai do canto externo até mais ou menos a metade da linha dos cílios (exceto no caso de Flávia Alessandra em que o traço vai do canto interno ao externo).

puxado pra fora_estilo gatinha

Nos exemplos acima, o traço superior aparece no formato “gatinho”, puxado para cima e para fora. Na parte inferior, há exemplos tanto de um traçado grosso acompanhando a linha dos cílios, como de traçados bem finos ou inexistentes, acompanhados de sombra esfumada.

Delineador_Traço externo e interno

Neste make, delineador rente aos cílios superiores e lápis preto por dentro (no canal da lágrima) acompanhado de sombra esfumada contornando todo o olho.

 

Como fazer o traçado?

Como eu disse no início do post, muita gente tem dificuldade pra fazer o traçado, o que é normal. Preparei um passo-a-passo para ajudar.

Não se preocupe se não ficar bem nas primeiras vezes: tem dica pra resolver isso também. E com o tempo melhora, é questão de prática! Vamos lá:

Antes de mais nada, agite bem o delineador (se estiver usando o líquido).

Parte inferior:

– Puxe um pouquinho o olho para o canto externo; assim a pele no local fica mais lisa e facilita a maquiagem:

Estique a palpebra

– Inicie o traço por um dos cantos, externo ou interno. Puxe o traço em direção ao outro canto, tentando manter a linha o mais próxima possível da raiz dos cílios. Se conseguir fazer o traço de uma vez só, melhor; se não, tente ir até a metade e continuar dali.

Comece o traçado Pálpebra Superior:

-Estique a pálpebra para o canto externo:

Estique a pálpebra superior

– Inicie o traço no canto externo ou interno. Puxe o traço em direção ao outro canto, tentando manter a linha o mais próxima possível da raiz dos cílios. Se conseguir fazer o traço de uma vez só, melhor; se não, tente ir até a metade e continuar dali.

 

5

– A dica fundamental para quem está começando é bem simples… um cotonete!! Como é difícil acertar o traço de primeira, basta umedecer um cotonete (umedecer, não molhar!) com água ou creme, e passar ao longo do traço para ir limpando os borrões e deixando-o do jeito que você quer. Depois disso é só complementar a maquiagem com rímel, e está pronto!

 

8

7Espero que as dicas tenham ajudado!! O delineador que usei é o da Avon:

delineador Avon

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s