Malhando o músculo do “tchau” (tríceps) em casa

Você tem o cuidado de não mexer muito o braço quando se despede de alguém? Eu, infelizmente, tenho tido. Nessa situação, uso o “tchauzinho de miss” (aquele que só mexe a mão e o antebraço) ou estico bem o braço para o tríceps não denunciar o quanto tenho deixado ele de lado… Mas, cá entre nós, ninguém merece, em pleno verão, ficar escondendo os braços, né?? Então decidi dar a devida atenção a eles (leia-se: malhar…) e pesquisei algumas formas de fazer isso em casa mesmo.

O tríceps é aquele músculo localizado na parte de trás do braço, entre o ombro e o cotovelo. Ele não é muito trabalhado nos movimentos habituais do dia-a-dia, por isso para deixá-lo forte, definido e sem flacidez, só com exercícios! Mas, como eu disse antes, você pode fazer isso em casa mesmo, com um pouco de disciplina e mesmo sem dispor de pesinhos.

O professor de Educação Física da Academia Be Happy, William Robert Gelenski, em entrevista à Gazeta do Povo, explica que o que varia no treino de pessoas iniciantes ou experientes são os níveis de cada carga e a intensidade com que se realiza os exercícios. Segundo ele, “mais do que meia hora dedicada a um só músculo faz com que o treino se torne desgastante e ineficiente para a maioria das pessoas”, diz ele. Isso acontece porque não há completa recuperação da musculatura, o que pode trazer prejuízos.

Ou seja: nada de abusar dos exercícios para recuperar o tempo perdido de uma vez só!! Vá com calma, tenha freqüência e regularidade. Faça os exercícios no mínimo duas vezes por semana e respeite seus limites em relação ao peso e repetições.

O professor lembra ainda a necessidade de manter uma alimentação adequada: “não adianta nada treinar o músculo arduamente e comer frituras, açúcares, refrigerantes e outros alimentos cheios de calorias sem nutrientes”. Seu conselho é dar valor a uma dieta equilibrada e que inclua, principalmente, alimentos que servem como combustível em qualquer tipo de atividade física, como o carboidrato.

A imagem abaixo também é do site da Gazeta do Povo e traz ótimos exemplos de exercícios para fazer em casa. Lembre-se de fazer alongamentos antes de começar, e durante os exercícios tenha cuidado com a postura correta!

Exercícios para fazer em casa

A reportagem da Gazeta do Povo traz ainda um alerta do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Paraná, Dr. César Antônio Ribas Milleo. Ele diz que há uma distinção entre a flacidez do músculo e a flacidez da pele. No caso do problema no tríceps, o exercício sozinho é capaz de resolver. Mas, às vezes, mesmo com as atividades, as sobras continuam – o que indica que o excesso é de gordura na pele. Para esses casos, segundo o Dr. Milleo, a solução é lipoaspiração ou braquioplastia.

Leia no site da Gazeta do Povo a reportagem completa, e excelente, sobre o assunto: http://www.gazetadopovo.com.br/saude/conteudo.phtml?id=1054332.

O vídeo disponível no Canal Dove também traz dicas excelentes de exercícios, mostrando inclusive alguns alongamentos para fazer antes deles:

Caso você tenha pesinhos, ou queira incrementar os exercícios feitos na academia, confira os vídeos abaixo, com várias sugestões:

Este com Adriana Sandreschi, professora e personal trainer da Runner, tem demonstrações da postura certa e errada na hora de executar os exercícios.

Este é outro vídeo muito bom, com Daniela Amato, profissional de Educação Física:

Agora é só deixar(mos) a preguiça de lado e voltar a acenar sem preocupação e com lindos braços!

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